sábado, janeiro 14, 2006

o Olhar da Casa


On aura une maison avec des tas de fenêtres, avec presque pas d'mur et qu'on vivra dedans, qu'il fera bon y être, et que si c'est pas sûr, c'est tout d'même peut-être
(Jacques Brel)

Não sei bem traduzir o poema, mas acho que fica bem com esta casa em ruínas, excelente para reconstruir, junto ao local preferido dos pescadores - o Bico da Messe.
Ela resiste há tantos anos ao vento, à chuva, ao sol, à água salgada, à maresia, às vibrações provocadas pela força das ondas na parede da falésia por baixo dela e pelos autocarros que passam na estrada mesmo a raspar as paredes.
Abandonada. Ninguém olha por ela, literalmente, ninguém olha para o mar através das suas janelas, ninguém olha o por do sol do lado de dentro das suas janelas.

6 comentários:

Anónimo disse...

Este é o local ideal para a Cristina envelhecer. Olhando o mar e degustando um bom peixinho.
Quim

Anónimo disse...

E com o Gigi a fazer-lhe companhia:As cortinas esboaçando ao sabor das ondas, e um sol radiante que teima em passar, indo morrer junto á mesa, iluminando os rostos felizes olhando o mar,e o infinito numa mistura de céu e agua,não se sabendo bem onde um acaba e o outro começa.Os dois são fanaticos de paisagens como esta,só eles é que sabem a nostalgia do lugar.Gostava de sentir assim,mas,não sou capaz,tenho medo do mar.Beijinhos para os dois (Cristina e Gige)que o verão volte depressa para gozarem os prazeres desse lugar que o Gigi ao descrever nos leva para um paraíso perdido. Maria

O Bicho disse...

Maria - uma sensacional dissertação poética, com imagens perfeitas totalmente de acordo com o que aquele lugar me desperta nos sentidos.

O Bicho disse...

Parece-me que este BloguEsgoto está a dar resultados.
Estamos a BloguEtar muito bem:
- criatividade ao de cima;
- imaginação galopante;
- sentido estético apurado.

Anónimo disse...

Adoro este casa.Tenho muito fotografias .
Bom fim de domingo para vocês e beijinhos, Maria, Quim, Bicho.

Anónimo disse...

Esta noite dormi muito bem, não sonhei com o paraiso,mas, sim com policias e ladrões,mas,mesmo assim gostei.Na realidade este esgoto está a ficar uma categoria já nem cheira mal,talvez devido a essa etar.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...