domingo, janeiro 15, 2006

Gigi de Aquilino


O Ju diz que prefere os Contos da Montanha.
Mas, eu também gosto muito de ler um conterrâneo (quiçá parente afastado) do Ju, o grande romancista Aquilino Ribeiro, cujo "best seller", "Quando os Lobos Uivam", esteve proibido pela censura do Estado Novo.
Por acaso hoje ao começar a ler "O Homem que Matou o Diabo" e achei piada à dedicatória, que começa assim:

À Gigi
Se não fora a luz dos teus olhos, porventura o embrião deste livro - El hombre que mató al diablo - mirrava no idioma em que viu a estampa.
etc., etc...
Baiona, Fev. 1930

Gigi, foi a 2ª mulher do Mestre Aquilino, D. Jerónima Dantas Machado, filha do Presidente da República, Bernardino Machado.
(interessante, não é?)

7 comentários:

Anónimo disse...

Acho que esta foto é da serra do Gerês, a agua e o verde de certeza que não se perderam,a natureza apenas se transforma e por vezes até melhora o seu aspecto,tenho que ir ver ao perto esta beleza lá para o verão.Beijinhos da Maria

Anónimo disse...

É verdade não te podes comparar a essa GIGI, muda já de nome pode haver um engano e...............Chau.Maria

O Bicho disse...

Este Inverno - água, chuva e neve, com fartura - está a ser muito bom para as nossas serras todas - Gerêz, Alvão, Larouco, Estrela, Malcata, etc.

Anónimo disse...

E onde é que uivam os lobos? Na montanha, claro. Então estamos em sintonia.
Maria, o nome Gigi, é uma espécie de hermafrodita. Tanto dá para bicho, como para bicha.
Já que bicha não é ... fica Gigi.
Quim

Anónimo disse...

Na verdade o corpinho dele tão delgado até me faz inveja,vestido de mulher era um grande traço (esta palavra era dita pelo meu avô quando o ia visitar ao lar,dizia ele que certa empregada era um grande traço,eu dizia:Tu não vez como é que sabes.Não vejo ,mas apalpo, era mesmo malandro este avô Zé Maria e já tinha 92 anos).Por isso meus amigos toca a arrebitar que ao pé deste cidadão,ainda são umas crianças e não sei ,mas, ainda podem ver bem os traço e activar o espirito,,,MARIA

O Bicho disse...

Nunca apreciei muito os "traços".
Preferia quase sempre os "frascos".

Anónimo disse...

Estás pior só se for frasco na gordura que os homens gostam é de mulheres bonitas e vistosas,é pena porque as feias por vezes são boas em tudo.Maria

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...