Fábrica da Água do Porto Santo
Em 1906 começou a funcionar uma fábrica rudimentar (com máquinas a vapor) de engarrafamento da água da Fontinha - Sociedade "Água do Porto Santo, Lda."
"Desde essa altura, as águas do Porto Santo, por virtudes naturais, demonstrações da ciência, depoimentos médicos e testemunhos de doentes, eram consideradas dotadas de tantas, excelentes e extraordinárias propriedades, quantas as aplicações que dela se faziam."
Em 1921, foi publicado no Diário do Governo Nacional, o alvará de licença por tempo ilimitado, para explorar as nascentes de água minero-medicinal da Fontinha. Então, em 1922, a fábrica foi modernizada e funcionou até 1995, chegando a ter extração de água para o enchimento, na nascente nº 2, um caudal de 50 litros por minuto.










