sexta-feira, outubro 24, 2008

Penso Rapido (5)



PARA FICAR MAIS RICO

Não te preocupes em aumentar os teus bens,
mas sim em diminuir a tua cobiça.

(Epicuro)

Não sabia que isto era uma ideia fundamental dos Epicuristas. Esta verdade é uma realidade que faz parte da minha filosofia de vida, desde há alguns anos.
Para os que me rodeiam, esta minha maneira de ser e de estar, é um defeito, uma falha na personalidade - demonstro uma grandecíssima falta de ambição na vida - já não quero ser, nem parecer, importante(*).
Mas, na verdade, trata-se de um princípio de sobrevivência, básico que funciona assim: «quanto menos elevados objectivos me propuser alcançar na sociedade de consumo, menos probabilidades tenho de sentir a frustração - logo a infelicidade - de não os conseguir alcançar.»

Acho que este sentimento interior, pode contribui muitíssimo para a felicidade individual e colectiva.

Ora vejamos:

«eu podia ter uma BMW à porta de casa para inveja dos vizinhos, mas prefiro viajar despreocupadamente numa SKODA, livre do incómodo pesadelo das prestações de um empréstimo bancário.»

«Se houvesse mais pessoas a pensar assim, e por isso, a pautar as suas atitudes na vida diária em concordância com este simples princípio, tenho a certeza que seriam reduzidos em 9o% os problemas do sobreendividamento e crédito mal-parado que actualmente afectam um elevado número de famílias na nossa "avançada" sociedade de consumo.»

(*)
Excepção - quero continuar a ser "importante" para os meus filhos e já agora, também para a mulher de quem eu gosto, e ainda, porque não, também para os meus amigos.

2 comentários:

Anónimo disse...

O meu pai (lá volta ele), dizia que: Se alguém gostasse de comer caviar, em prato de ouro, devia fazê-lo, desde que o vizinho que gostava de perdiz, num prato de prata, ou o outro vizinho que, gostava de sardinha, em prato de barro, igualmente,pudessem fazer a sua vontade. Acho que, isto te dá razão.

Anónimo disse...

Esqueci-me de assinar
Maria

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...