domingo, outubro 26, 2008

Imaginem


Pois, pois, imaginem lá qualquer coisita, se faz favor, porque a mim não me apetece!

Como, não me apetece..?
Imaginar, não é uma questão de vontade - ou se tem ou não - parece que é coisa que já nasce com a gente. É uma coisa inata.
No caso dos artistas, podemos considerar um atributo congénito, como sucede com algumas doenças.
Quem a tem, pode, quando muito treinar, encontrar os estímulos certos que favorecem esta actividade criativa, exclusiva do bicho homem.
Bom, mais logo, vou ver se consigo soltar a imaginação... para dizer alguma coisa sobre, ou acerca, ou em redor desta flor, portanto, uns floreados.
Isto, só para evitar pôr aqui uma daquelas "fontes pirosas" que tenho preparada - fica para amnhã, porque hoje é Domingo e está um belo dia de sol.

4 comentários:

Anónimo disse...

Bicho:
A “Campainha” despertou a imaginação e, a memória da Maria.
Há muitos anos, li um livro de 6 volumes em 3 dias.
Era um romance de uma autora francesa Berthe Barnage, chamado “O Romance de Isabel”. Contava toda a história de uma jovensinha francesa, sua vida e seu amor. Grande parte do romance, passava-se durante a guerra. O noivo, Florêncio, piloto, prisioneiro de guerra, fugitivo de um campo de concentração, tratava-a por “Liseron”, nome que lhe dera um amigo do sanatório, onde Isabel tinha curado uma doença grave. A história é longa, mas ao fim de 50 anos, ainda me lembro dela toda. Os meus 15 anos, adoraram este livro. Influenciou-me muito. Isabel, foi a minha heroína, até um pouco o meu modelo. Para mim, ela vivia e, vivera, todo aquele romance.
Tu, não deves conhecê-la. Mas penso que, a Cristina, talvez a tenha encontrado, no Boulevard Richard Lenoir, sua última morada de solteira. Ou quem sabe, no Limousin, onde ela casou com o seu Florêncio. Te souviens encore, Cristina ? Moi, je ne loublierai jamais. "Isabel, flor de França", encheu de sonhos a minha cabeça.
Cristina, perdoa os erros. O meu francês está enferrujado.
Bicho: Como vês, imaginação é comigo. Saudade também.
Maria
Liseron, é segundo creio, o nome dessa flor, em França.

Anónimo disse...

Ora aí está!
Para uma grande imaginação é imprescindível uma boa memória.
A riqueza de recordações é fundamental!
Naquele tempo... antigo - há 40 ou 50 anos que é um ror de tempo, praticamente, uma vida - ler era a melhor forma de alimentar a imaginação.
E hoje, o resultado vê-se, ou melhor pode ler-se na escrita, como no caso da Maria.
OBicho

O Bicho disse...

Sim, Maria,
em França "Liseron" é a designação popular desta trepadeira, flor silvestre.
Não é que eu soubesse, pois até o nome em português eu tinha esquecido (ou não sabia)... por isso procurei nos livros. Neste caso, os livros que estão acessíveis na Internet, como a "Wikipedia".

Anónimo disse...

Bicho:
Eu não me lembro de mim, sem um livro ao pé.
O meu pai, tinha muitos livros, lia muito, a minha mãe também. Eu, quando não sabia ler, via os bonecos e, inventava histórias. Comecei a ler cedo. A partir daí, os livros foram a minha companhia constante. Além disso, tive um bom mentor para guiar as minhas leituras. Acho que, a memória, se cultiva, se trabalha. É isso que eu faço.
Maria

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...