sábado, abril 18, 2009

Amanhecer CLXVI


Há sempre uma flor que me surpreende.

É o caso desta, que eu sei que não é, mas - por teimosia - insisto em classificar como Jacinto. Já me disseram o nome da flor, duas ou três vezes, mas esqueci-me, não há maneira.

Enfim, são fenómenos esquisitos que ocorrem na nossa memória - embirramos com uma coisa, uma ideia, uma palavra... e pronto.

Não importa, o que eu queria dizer é que estas flores, no meu quintal na Praia-das-Maçãs, crescem poucochinho e devagar mas com um cheirinho doce. As minhas, são umas florzecas, comparadas com estas (Algarvias) da fotografia, superdesenvolvidas mas sem aquele cheirinho. Coisas do clima ou maquinação genética?

2 comentários:

Maria disse...

Bicho:
Acho que se chamam "Coroas Imperiais". Os Jacintos (flores), são azuis.
Depois há o "Jacinto Galeão" personagem principal de "A Cidade e as Serras", do Eça de Queiroz.
Não me venhas com a conversa da alinea F, porque este era obrigatório, no 2º Ciclo, onde não havia alineas.
Beijo

O Bicho disse...

Nada, nada, Maria.
Não, no meu liceu só eram obrigatóriom o "Auto da Alma" o "Frei Luis de Sousa" e "Os Lusíadas".
O resto eram apenas excertos de obras coligidos na "Selecta Literária".
Mas, nem mesmo assim eu teria lido coisas d'Eças.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...