segunda-feira, janeiro 26, 2009

O Amor em Portugal (4)


("Correio da Manhã" de 25/01/2009) uma inacreditável história de vida:

[Tolerância]
Durante uma rara ida ao mercado, em Argel, Elsa deixou que o crucifixo, que usava por debaixo da camisola, ficasse à vista e o pior aconteceu.
«Apercebo-me da situação e só vejo uns "senhores" com alguma idade, virem direitos a mim. Levei uma sova tão grande com sacas de batatas que fui para o hospital inconsciente. Estive 23 dias em coma.»
[e ela ainda lhes chama senhores..?]

[Igualdade]
Quando se mudou para a Argélia, onde casou com um Mustafa muçulmano, a sua vida transformou-se num pesadelo. Na bagagem levava roupa, que nunca viria a usar, e... um certificado de virgindade, passado pelo médico de família, a única coisa essencial para quem vai dar o nó com um argelino.

[Liberdade]
Durante dez anos, Elsa T. foi proibida pelo marido de sair de casa, de conduzir ou de estender a roupa, porque poderia ser vista por outros homens.

Conseguiu, a muito custo, fugir e hoje recorda a sua história, mas... apesar de tudo, ela não dá razão a D. Policarpo quando este diz que é um perigo casar com um muçulmano. Faria tudo outra vez...

[Masoquismo?] ou [a confirmação do velho adágio: "Quanto mais me bates..!"?]

2 comentários:

Anónimo disse...

Bicho:
A senhora deve mesmo gostar de pancada e maus tratos.
Só há uma coisa em que lhe dou razão: não concordo com o D.Policarpo. Em matéria de casamentos, diz o nosso povo: "não os faças nem os desfaças". Eu, que por acaso só estou casada pelo Registo, acho que não é uma assinatura ou uma qualquer cerimónia, que fazem um casamento. Mas cada um deve fazer o que sente e não reger-se pelo que dizem os outros.
Beijo
Maria dos Alcatruzes

Anónimo disse...

Bicho!

Casar, não sei!
Cada caso é um caso, pois já namorei por mais de ano com um muçulmano, residente em Paris, e apesar da crença e habitos, tudo era moldado nos limites da coerencia e respeito, nada de radicalismo.
Assim, concordo com vocês, esse tal de D.Policarpo, não tem razão
SPUK

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...