quarta-feira, janeiro 28, 2009

a Fonte 329


Fonte de Santa Maria (Burgos)
Foi há mais de uma década, numa das minhas viagens ibéricas pelos Caminhos de Santiago, que me cruzei pela última - espero que não a derradeira - vez com esta bonita fonte, próxima da grandiosa Catedral de Burgos.

A catedral - património da humanidade - que é um espanto da arquitectura gótica, tem para mim além de tudo o mais, uma curiosidade extra:

É lá que se encontra o túmulo de um herói de muitas histórias aos quadradinhos, estilo "Mundo de Aventuras" e "Cavaleiro Andante", que eu muito gostava de ler, quando era  "puto".
D. Rodrigo, ou "El Cid, o Campeador", existiu mesmo, um lendário cavaleiro medieval, que teve papel importante nas lutas, pelo domínio da Península, entre cristãos e mouros dos Reinos de Castela, Leão, Navarra, Aragão, Galiza e Astúrias.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...