segunda-feira, janeiro 05, 2009

Piedades


Santuário de Nossa Senhora da Piedade da Serra, em Almargem-do-Bispo, desde há 250 anos um lugar, de romaria popular.

Um grupo de marinheiros ingleses mandou erigir num dos pontos mais elevados (280 metros acima do mar) do Concelho de Sintra, (em 1758) uma capela, em paga de uma promessa feita à Padroeira da sua Esquadra Naval, quando se encontravam em perigo de vida, no meio de uma grande tormenta, ao largo da costa Oeste.

«In the middle of the XVIII century Royal Navy sailed along the coast of Ericeira, when it was surprised by a strong storm. They felt lost and evoked his faith in Nossa Senhora da Piedade, saint protectress of his fleet. They have done well the promise of building a chapel at the highest point in return for their salvation.»

----

Do outro lado do Atlântico (no Brasil), os Bandeirantes, mandaram construir (em 1760), no ponto mais alto da Serra da Piedade, um Santuário semelhante, também dedicado a Nossa Senhora da Piedade, a Padroeira de Minas Gerais.

«A Serra da Piedade, é cercada por enormes penhascos, rochedos gigantescos e uma vegetação típica de montanha. Bromélias, orquídeas e hortências estão por toda parte e garantem ainda mais a beleza do lugar.
Do alto de seu cume de 1746 metros, é possível ver uma exuberante paisagem e avistar as cidades mais próximas: Belo Horizonte, Caeté, Lagoa Santa, Raposos e Sabará. Além disso, é da Serra da Piedade onde é possível observar os mais belos pôr-do-sol do estado, que se descortinam diante dos nossos olhos num horizonte multicolorido sem fim. A luz do crepúsculo "varre" as montanhas e salienta suas formas e texturas, decifrando assim, o famoso "mar" de Minas.»

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...