segunda-feira, setembro 29, 2008

Inquietude



Porque acordei ESTREMUNHADO às três da manhã?
A estas horas, não se devia chamar "da manhã" - faltam ainda umas quatro horas para o nascer do dia, a manhã, ainda vem longe. Era mais correcto dizer "da noite", mas porque não é costume dizer assim, parece que não soa bem.
Mas se forem três "da madrugada" está bem, já pode ser. O que não pode ser é eu estar acordado e o que não está bem é estar triste, a uma hora destas. Acordado, ainda vá que não vá, é normal, toda a gente sabe que os mais velhos dormem pouco.
Coisa esquisita não é? Quanto mais velhos, menos energia, logo o que era natural era dormir mais, para poupar energia e digamos recarregar as baterias, quer dizer repousar. Mas, por outro lado, quando se tem menos actividade, quando se trabalha menos, também há menos cansaço - menor necessidade de dar descanso ao corpo.
Outra coisa, é o espírito e o repouso do espírito. Pelo que me é dado sentir, parece que vai ficando mais inquieto com a idade. É estranho?.. quando a gente reflecte e conclui, não haver afinal grandes motivos para tanta inquietação, cumprida que foi, mais ou menos bem (ou menos mal) a nossa função na terra.

Mas isto também não faz sentido:
Missão? Cumprida? Qual quê? Quem disse que tínhamos uma missão para executar nesta vida? Onde estava escrito qual a nossa função ao de cimo da terra?
Quando o homem cria um objecto, concomitantemente, atribui-lhe uma função, uma utilidade. Tem um destino, predeterminado pelo seu criador, para cumprir durante a sua existência física. Executar melhor ou pior a missão de que foi incumbido, vai depender, em primeiro lugar da forma como foi criado - com mais ou menos perfeição - e depois da maneira como for utilisado - com mais ou menos cuidado, bem ou mal tratado...
Quando o homem cria um filho, inculca-lhe no espírito as regras para a sua futura existência e delimita-lhe os objectivos a alcançar durante a sua missão nesta vida? E a concretização dessa missão também vai sofrer desvios com as influências externas.


Tudo o que existe, enfim, teve um criador.
Tudo surge predestinado, neste mundo.

Merda, depois destas lucubrações que passaram da Filosofia (Essência e a Existência) para a Medicina (o Genótipo e o Fenótipo) continuo sem perceber porque é que ACORDEI TRISTE..? Será porque estou com FOME? Vou comer qualquer coisa e isto passa...

2 comentários:

Anónimo disse...

Acordar às 3 da madrugada, às vezes é bom. Sinto-me mais lúcida, mais viva. Levanto-me, fumo um cigarro e, por vezes consigo resolver coisas que, me chateiam durante o dia. Depois, aproveito para sonhar acordada e ler um bocado. Não és só tu, que acordas às 3 da madrugada. Nem eu. Por esse mundo fora, deve haver muita gente que acorda às 3 da madrugada. Sem razão para isso, como nós.
Maria

Grací Helena disse...

Descobri teu blog por acaso,nas minhas andanças pela net, e adorei! Vou segui-lo. Abraços do Brasil.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...