terça-feira, setembro 23, 2008

a ver navios 32


Imaginem...

..os retornados voltam nas Naus que escaparam aos naufrágios dos Descobrimentos Portugueses e os caixotes de bagagem amontoados na Doca de Alcântara têm escritos nomes como: Luís de Camões, Vasco da Gama, Pedro Álvares Cabral, Diogo Cão, Francisco Xavier, Manuel de Sepúlveda.
..Dom Sebastião, avistado pela última vez num casbah de Marrocos, ao ser esfaqueado por roubar uma pedra de haxixe, a Oscar Wilde.
..vamos apanhar o primeiro eléctrico da manhã em Lisboa, e ver os operários, que vieram dos subúrbios, a rendilhar a pedra no Mosteiro dos Jerónimos, enquanto os bares da 24 de Julho despejam para o meio da rua a marujada das Caravelas da Companhia das Índias, que atracaram na Doca do Bom Sucesso, para descarregar as especiarias.
..e Dom Manuel I, apesar de rico e Venturoso, não consegue escapar às Operações da Brigada de Trânsito e é preso reincidente, por conduzir na marginal de Cascais sem documentos e com 0,5 gramas de álcool no sangue.
..nem as Tágides escapam. Com as suas provocantes tshirts molhadas, emborcam shots, pela noite dentro, nos bares do Bairro.


(António Lobo Antunes, há alguns anos, descreveu mais ou menos isto, no livro "AS NAUS")

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...