domingo, abril 22, 2018

A Fonte 695


"Fonte das Bicas" (Estremoz)

Esta designação "das bicas" é vulgaríssima. Em muitos lugares, encontramos a fonte (ou o chafariz) das 3, 4, 5, 6, e até, como diz uma antiga canção popular, "A Fonte das Sete Bicas".
Por sinal, esta tem ainda mais uma - são 8 as bicas jorrando por gárgulas cabeças de leão em bronze.

Já agora, aqui deixo uma curiosidade, uma parvoíce da minha parte.
Eu não sabia, nunca tinha reparado, que esta cidade alentejana tem muitas coisas baptizadas com o nome "Gadanha" - a estátua do lago, a fonte, um restaurante, uma mercearia,  um café, etc., etc. - bem como o hotel aqui na foto, em frente ao qual estacionei o carro, certo dia.
Quando olhei para o letreiro do hotel lembrei-me do que um amigo, há tempos me tinha dito, «Se fores à minha terra, dá lá cumprimentos ao Gadanha!»
Ora bem, não é tarde nem é cedo, pensei eu. Entrei na recepção do hotel e perguntei pelo sr. Gadanha, dizendo que o queria cumprimentar, em nome de um amigo comum.
Que triste figura eu fiz... oh santa ignorância!



1 comentário:

M,Franco disse...

Até teve graça!

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...