quinta-feira, agosto 07, 2008

a Fonte 262


Calçada da Glória (Lisboa)

Ao cimo da Calçada do Elevador da Glória
o que resta da fonte que fornecia água para as cisternas que faziam movimentar os Ascensores, enquanto eles funcionaram por diferença de peso.
Foi assim, desde a entrada ao serviço em 1885 até 1914, ano em que o sistema passou a funcionar através da força de uma Central de Vapor.

1 comentário:

Anónimo disse...

Boas recordações.
bjs
bela

Fábrica da Água

Fábrica da Água do Porto Santo Em 1906 começou a funcionar uma fábrica rudimentar (com máquinas a vapor) de engarrafamento da água da Fontin...