terça-feira, junho 05, 2018

O Engenho da Luz


São Gião (Oliveira do Hospital)

Foi há perto de 40 anos, a primeira que instalei a minha tenda de campista itinerante, neste esplêndido Parque Natural e Parque de Campismo, na margem esquerda do Rio Alva.
Naquele tempo, ainda não havia rede de distribuição de electricidade no local.
Era então este engenho, movido a água do rio, o gerador que produzia electricidade, apenas a suficiente para fornecimento dos aparelhos e luzes dentro do edifício da recepção e convívio do parque e para alimentação de 3 ou 4 candeeiros de fraca iluminação pública, durante a noite.
Hoje já não faz falta, mas nunca se sabe... se for necessário basta abrir a passagem da água da levada e pronto.
Agora todo este espaço, agora faz parte do complexo turístico da "Fundação Albino Mendes da Silva" (benemérito que comprou os 10 hectares desta área florestal encostada ao rio), a praia fluvial com uma extensa zona balnear rodeada de carvalhos, cedros, pinheiros, choupos, salgueiros e plátanos, um parque de campismo, parque de merendas, alojamento em moradias ou na residencial, restaurante, parque infantil e percursos pedonais.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...