sexta-feira, junho 15, 2018

A Fonte 715



"Fonte dos Cabalos" (Santiago de Compostela, Galícia)
Uma das fontes mais fotografadas da Europa, logo depois da imponente "Fontana de Trevi" em Roma e da insignificante "Manneken Pis" em Bruxelas.
Este ponto de passagem e paragem obrigatório para quem pretende visitar a Catedral, pois situa-se no largo onde se está a única porta de entrada actualmente em serviço, devido às obras de restauro da Igreja dedicada ao Apóstolo São Tiago Maior.
Chegámos pelas 7 horas da tarde (hora local) - momento ideal para entrar na Catedral, sem ter que aguardar numa interminável fila de turistas, não peregrinos, que é habitual existir durante quase todo o dia.
Já podemos entrar sem esperar, há muito pouca gente na rua:

  • muitos já estão na Igreja aguardando a celebração da última Missa do dia (7:30) para assistir em directo ao balancear do imenso "Botafumeiro";
  • muitos mais já se encontram nos bares e bodegas e restaurantes, a beber e comer e mais beber, aguardando a hora do grande desafio de futebol Portugal-Espanha.



2 comentários:

M,Franco disse...

Devia ter andado por aqui, mas há tanto tempo
que já se apagou da minha memória.

O Bicho disse...

Esta foi para mim, a terceira e provavelmente a última vez.
A grande confusão de trânsito, movimento, na cidade em redor do burgo antigo, está insuportável, desde a minha 1ª visita, há algumas décadas.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...