domingo, junho 10, 2018

Agora me lembro


Ao rever este vídeo ( https://arquivos.rtp.pt/conteudos/camoes/ ) do Arquivo Histórico da RTP, gravado há precisamente 46 anos... fiquei espantado:
Logo após o "slide" de abertura com a respectiva banda sonora, aparece na imagem o Professor consultando despreocupadamente um livro.
Nos 10 segundos imediatos, ouve-se claramente o som de estalar dos dedos (4 x "clac") - era o sinal do operador de câmara, chamando a atenção do distraído Professor para dar início à palestra, pois já tinha começado a gravação do programa.

O curioso disto é que o operador era, Eu mesmo, então um jovem aprendiz, em serviço nos Estúdios do Lumiar da "nossa" Radio Televisão Portuguesa e nunca, até hoje, tinha prestado atenção ao som desta gravação.
Devo acrescentar que, naquele tempo, ao ser detectado um erro destes poderia dar lugar a uma repreensão escrita e registada no cadastro do trabalhador.

2 comentários:

M,Franco disse...

Que excelente memória! Por curiosidade fui ouvir, e
não há dúvida, que se ouve nitidamente o estalar dos
dedos.Curiosamente nesse mesmo ano no mês seguinte,
nascia a minha filha. Como o tempo passa!...
Gostei desta sua pequena história. Boa semana.

O Bicho disse...

A minha memória já não está grande coisa,
todavia, os meus primeiros anos de trabalho
nos estúdios da RTP (principio da década de 70)
foram recheados de situações extraordinárias.
Momentos de grande felicidade e dificuldades também.
Coisas de extremos, tal o "artista de circo no arame".
Grandes amizades, camaradagem e também receios,
cuidado com a vigilância do pessoal de informações do estado...
Muitas histórias (posso contar e outras não) e
muitas personalidades conhecidas de então que
ficaram vincadamente gravados na minha memória!
Enfim... passou. Bom feriado.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...