sábado, dezembro 06, 2008

Amanhecer CXLVII


Um belo dia cinzento de Outono/Inverno.
Tempo de recordar, mas o quê e para quê?
Uma maravilha, o pensamento humano, que me permite estar aqui a - olhar, ouvir, cheirar - gozar tão simplesmente, este momento, abstraindo-me de tudo o mais, da porcaria de mundo que nos rodeia.
Aos poucos, fomo-nos deixando aprisionar na teia imensa com que esta sociedade, que ajudamos a construir, nos procura envolver. Cercados por todos os lados, não há escape físico possível - a única fuga é a do pensamento:
«Pensando em algo de muito diferente da realidade(1), ou, desligando simplesmente o pensamento!»

(1)
"Realidade", o que é, ou, é o quê, a realidade? Não sabemos bem...

3 comentários:

Anónimo disse...

Bicho:
Realidade, neste momento, é tudo aquilo que, nós não gostamos.
Beijo
Maria

Anónimo disse...

"Uma maravilha, o pensamento humano, que me permite estar aqui a - olhar, ouvir, cheirar - gozar tão simplesmente, este momento, abstraindo-me de tudo o mais, da porcaria de mundo que nos rodeia."

Não será isso realidade?

"PENSO LOGO EXISTO"

Toda a gente pensa, mas nem sempre diz aquilo que pensa.

"Recentes estudos sobre o cérebro revelam que Descartes estava enganado. A identificação dos processos físicos e químicos ocorridos na imensa teia dos neurônios prova que a consciência - ou pelo menos boa parte dela - se produz no mundo da matéria.


As novas descobertas não significam, entretanto, que tenha sido desvendado o mistério da mente humana, da capacidade de sentir, de analisar e de reagir ao mundo. Ao contrário, as pesquisas mostram que o cérebro, tal qual os sistemas galácticos, encerra enigmas que desafiarão muitas das próximas gerações."

BV

Anónimo disse...

Bicho:
Volto a escrever-te, porque vi blogue da Carla, no dia 7e descobri que a realidade, não é igual para todos.
A realidade dela, neste momento, é muito má. Tudo lhe tem acontecido, agora até esta inundação cruel e inexplicável, que a deixou sem casa e de rastos.
Perante isto, o que são as nossas angústias e insatisfações?
Tenta dizer-lhe qualquer coisa. Ela tem os comentários actvos. Não consegui falar com ela, pelo telemóvel, nem tive resposta ao E-Mail, que lhe enviei. Estou completamente baralhada. Mal dormi e, pouco tempo que etive adormecida, só sonhei parvoíces.
Beijo
Maria

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...