quinta-feira, março 29, 2018

Horas Extra


Janela Mourisca - Castelo do Alandroal

A construção do castelo demorou apenas 4 anos; está registado o lançamento da 1ª pedra (1294) e também a data de finalização dos trabalhos (1298); o dono da obra foi El-rei D. Diniz.
Eu diria que foi um trabalho espantoso, tendo em consideração os parcos meios técnicos, equipamento, ferramentas, maquinaria, etc., que os construtores tinham à sua disposição há 725 anos - Época Medieval.
Por isso, à falta de tecnologia avançada, estou em crer que o maior esforço dessa empreitada ficou com toda a certeza a cargo da mão-de-obra humana.
Artistas talhadores de pedra, mestres canteiros, pedreiros, trolhas, carpinteiros e operários não especializados, devem ter feito uma bruta quantidade de horas extraordinárias que provocou decerto um valente rombo no erário real!
No entanto, estou convencido que houve aqui uma ajuda de fora - uma mãozinha mourisca; grande parte da construção foi feita sobre uma outra preexistente, de origem sarracena, tal como aconteceu em muitas outras fortificações do Reino de Portugal.
Contribui para esta ideia, uma Janela (de Ferradura) Mourisca que se encontra no cimo de uma das torres do castelo.

Sem comentários:

Despertar DCCII

Praia das Maçãs, Sintra Acontece por vezes, após uma noite de mar agitado, com ondas alterosas fustigadas por ventos fortes e sabe-se lá qu...