segunda-feira, junho 08, 2009

a fonte 398

PodAmpliar
Só mais esta e vou-me embora, para outras paragens.

É o Cantinho das Merendas, no parque florestal da terra natal de Malhoa (o pintor, José; não a cantora, Ana), que podemos considerar como a cidade mais alentejana da Região Oeste.

Não é um sacrilégio afirmar, que a cidade tem as suas raízes no Alentejo, uma vez que foi fundada, criada a partir do nada, pela "Princesa Perfeitíssima" (a Rainha mulher de El Rei D. João II, o "Príncipe Perfeito") D. Leonor de Aviz, natural de Beja.

Chega de fontes das Caldas da Rainha.

4 comentários:

Maria disse...

Bicho:
A chamada "perfeitissima", mesericordiosa, e outras coisas mais, só não teve pena do "meu" "Principe Perfeito", seu marido. Deixou-o morrer sem sequer estar junto dele, fê-lo nomear o seu irmão, herdeiro do trono, quando ele queria que fosse, seu filho ilegítimo D.Jorge, Duque de Coimbra, a herdar Portugal. Raiva por ele lhe ter morto o irmão e o cunhado, Duque de Bragança, por conspirarem contra ele? Ciúme de D. Ana de Mendonça, mãe de D.Jorge e, segundo dizem, seu grande amor?
Quem sabe? Quem era menos perfeito dos dois? Ninguém é perfeito e as mulheres, por raiva ou ciúme, são capazes de tudo.
Olha lá, não digas isto ao meu perfeito marido, mas eu sou ciumenta como qualquer mulher.
Beijinho

Ps: Esta D. Ana, foi quem deu o nome à praia de D.Ana, em Lagos.

O Bicho disse...

Imaginem só, as coisas que uma mísera fonte vai desencantar...

Maria disse...

Bicho:
Ainda não tinhas reparado que a minha cabeça trabalha assim? Carrego num botão e vou lembrar coisas, que acabam por não ter nada a ver.
Neste caso: O meu Rei preferido foi D.João II, logo, a mulher nunca seria a minha eleita. Então procuro todos os defeitos da mulher e digo mal dela. Lógica? Mas desde quando é que a Maria é lógica?
Espero amanhã estar melhor. Hoje, só sei dizer mal.
Beijinho

O Bicho disse...

Ahhh... Ui! A velha "lógica" feminina... hei-de tentar falar sobre isso, um destes dias, quer dizer, tentar escrever sobre isso, em um, ou mais, "posts".

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...