quinta-feira, fevereiro 02, 2006

a bordo


Lá vou eu a bordo do Marvila
a "fazer-me ao mar", como
dizem os avieiros do Tejo.
Este rio que a gente vê hoje
manhã de neblina levantada
tem ondas, fundões, areeiros,
baixios, correntes e agueiros.

Tem dias pintados de cinzento
céu tombado sobre as águas
que parecem mortas, paradas,
porquando não se vê água nem ar.
E o tempo pára, a vida espera,
no espelho de água e nevoeiro
moldado nas curvas da falua
onde morava aquele pescador.

A mulher aconchegou o toldo,
lona e canas, para tapar o lume
e aquecer a panela com a janta.
Dentro daquele pequeno barco
amarrado no tronco do salgueiro
a meio da Vala de Salvaterra
abrigado do corropio das ondas
empurradas pela maré enchente
salpicadas de vento do fim de tarde.

A brisa que vem do mar, sobe o rio
carrega o sal, o iodo, a humidade cresce
na subida rápida sem obstáculos.
Um rio como o Tejo, enquanto livre,
plano, sem barragens, tempera a terra.
É sistema de ar condicionado do interior,
frescura e humidade no estiolar do campo.
Aporta o ar menos frio ao inverno da lezíria
e na mistura das águas cresce mais vida.

E a vida, costumava dizer a minha Mãe:
- A vida é mais curta que comprida!!!

(recordações soltas de um Diário de Bordo, nunca escrito,
em 5 dias de navegação desorientada de Vila Franca a Santarém e volta)

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois cá a Maria já tem mais dias de navegação do que o menino, da primeira vez 21 dias e da segunda 8,gostei muito e não queria morrer sem fazer pelo menos mais uma,falta-me as Ilhas Gregas,Holanda,França,é melhor do que andar de avião e não é preciso andar com a tralha às costas.Também já fui a Veneza,que foi das coisas mais bonitas que já vi, mas, gostava de visitar as ilhas todas de barco.Chau e boa viagem.É verdade também me falta a viagem no barco do amor,mas isso só quando já estivar muito caduca.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...