sexta-feira, maio 25, 2007

Simetrias


(Fotociclista nas Minas de Aljustrel, 2006)
____________

"Capicua?"
"Ó Pai, mas que raio de bicho é esse, de que eu nunca ouvi falar?"
Perguntava-me à bocadinho, o Miguel (9 anos), quando eu parei o carro na berma da estrada e lhe disse:
"Bilo, olha aqui, uma capicua!"
Depois, é claro, tive que explicar:


Não é nenhum bicho. Chama-se capicua a um número que apresenta sempre o mesmo valor, lendo-o da esquerda para a direita ou ao invés ().

Olha o conta kilómetros do meu carro. Marca 189.981 kms - isto é uma capicua perfeita, uma simetria completa de 3 pares de algarismos.

Também há frases que apresentam as mesmas propriedades de simetria, na leitura, como por exemplo a expressão brasileira "SUBI NO ONIBUS", mas acho que não se designam capicuas.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...