domingo, março 07, 2010

a Fonte 489


Estamos no Parque Natural da Serra de S. Mamede,
quase a chegar a S. Salvador de Aramenha.
Aqui mesmo ao lado, atravessando a Ribeira do Sever que, nesta altura, leva muita água, entramos nos domínios de Anmaia, a antiga Cidade Romana.

«..entre os séculos V e IX, da nossa era, a cidade sofreu os efeitos de um cataclismo - talvez uma grande enxurrada com deslizamento de terras - que deixou para sempre soterradas todas as estruturas arquitectónicas, como a grande praça pública lajeada.

Na área do forum levanta-se o podium de um templo e por uma área superior a 17 hectares são visíveis testemunhos da cidade. Numa das encostas sobranceiras ao Rio Sever rasga-se o assento das bancadas de um recinto para espectáculos públicos.

Os mosaicos, aquedutos e calçadas que os autores dos séculos XVI, XVII e XVIII referem, ainda não foram identificados. Neste momento apenas uma ínfima parte da zona baixa da Cidade de Ammaia foi objecto de escavação e estudo...»

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...