terça-feira, janeiro 17, 2006

Lisboa noutro Pessoa


(Rio Tejo, Lisboa, Dez.2005)

Lisboa tem um vestido azul feito de mar e guerra.
E cheira a laranjas maduras.

Quando as gaivotas trazem no bico
os primeiros pedaços de sol para acender o dia,
Lisboa deixa correr os cabelos pelo Tejo
e o povo pelas ruas.

À mesma hora, a coragem agita no sangue
duas grandes asas inquietas.

Por todas as janelas destruídas, já o mar entrou,
derrubando acácias,
cantando hinos de espuma

E porque toda a coragem é necessária,
toda a esperança é legítima.

(Joaquim Pessoa)

3 comentários:

Anónimo disse...

E mesmo que os barcos fiquem no cais, parados sem navegar, passa por mim no Rossio e leva-me no teu olhar, no teu olhar, no teu olhar.
Quim

Anónimo disse...

"saudade aroz
que o coraçâo,magoa
e a minha voz,entoa
feita cançâo,Lisboa
mas se ao partir
me vires chorar,perdoa
que eu digo adeus à tristeza
para depois rir à toa"
Joâo Villaret
Cette chanson a été interprétée par mon amie Luz Sa da bandeira!

O Bicho disse...

Cristina,
se eu escrevesse em Português, como escrevo em Francês (mal), esta frase teria duas interpretações.

"Lisboa é a Grande Paixão de Muitos Pessoas!"

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...