domingo, janeiro 15, 2006

a Ribeira

Daqui para a minha terra,
Tudo é caminho e chão!
Tudo são cravos e rosas,
Oh, meu lindo amor,
Plantadas p’la minha mão!

Não quero que vás à monda,
Nem à ribeira lavar,
Só quero que me acompanhes,
No dia em que m’eu casar!
No dia em que m’eu casar,
Hás-de ser minha madrinha,
Não quero que vás à monda,
Nem à ribeira sózinha!


Dizem que o chorar tira,
As mágoas ao coração!
Eu chorei um ano a fio,
Oh, meu lindo amor,
As mágoas inda cá estão!


Para a Maria e para o Quim, que mais apreciam os montes.
Lago e barragem de Pisões no Alto Tâmega, junto à nescente, em terras do Barroso, Trás-os-Montes. Esta região do interior Norte, juntamente com o Alto Alentejo, fazem parte dos meus locais de preferência no Portugal das paisagens preservadas.
Só tem um problema difícil de resolver, para mim, ficam muito longe do Mar.

3 comentários:

Anónimo disse...

Gosto mais da serra do Gerês não vou lá 31 anos,mas deve de estar tudo degradado,é triste os portugueses não saberem aproveitar tudo de bom que temos, gostam mais de centros comerciais.Fui o ano passado ás Termas de Monte Real e fiquei desolada,tudo estragado,o Hotel mais bonito que naquela epoca em que eu ia para lá com os meus pais tinha os meus 23 anos,era lindo ver o porteiro a abrir e fechar as portas dos carros e as madames todas bem vestidas,esse hotel estava com vidros partidos por todo o lado e lá dentro tudo em pantanas.É triste pois que a velhice dos imóveis ainda se pode curar, a nossa é que não.Vamos lá Portugueses salvar o nosso património.Por exemplo no palácio da Sissi esta passagem do ano deram um baile no salão onde ela dançava,esta viagem eu não devia de ter falhado era mesmo um sonho das mil e uma noites, só soube no dia da partida, não sei se para o ano ainda a vão fazer vou estar atenta.Gostava também de viajar no Expresso do Oriente, mas uma viagem pequena,acho que não era capaz de dormir naquela cama sempre a saltar.Vou lanchar qualquer coisa e pensar que vou naquele comboio lindo a rolar por aqueles campos fora.Saltem e venham também, o sonho comanda a vida. MARIA TAF TAF TAF TAF

Anónimo disse...

É verdade obrigada Gigi gostei da dedicatória

Anónimo disse...

Olha Gigi, eu e a Maria, ficamo-nos pelos Contos da Montnha. Tu, pelo Velho e o Mar
Quim

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...