quinta-feira, março 15, 2018

Momentos e monumentos



MARIALVA (Aldeia Histórica)

«Sempre a mesma coisa! Castelos, igrejas, conventos e mosteiros, pontes, pelourinhos e fontes... velharias e antiguidades, arquitectura e escultura, enfim, coisas de pedra, a maioria das vezes.»

É isso que encontro ao rever as últimas (mas não derradeiras) publicações neste repositório de crónicas de uma espécie de andarilho semi-letrado, que sou eu enquanto turista.
Viajo quase sempre sem rumo certo, pelo país fora, melhor dizendo, dentro, em especial pelo interior, com apenas um objectivo definido - observar, apreciar, gravar imagens na máquina fotográfica e na memória.
Porquê?
  • a permanente fruição da agradável sensação de liberdade 
  • e a tentativa de satisfazer uma imensa curiosidade.

Normalmente não procuro abarcar e transmitir aqui muita informação acerca das coisas e lugares por onde passo. Também não sou muito dado a manifestar as minhas opiniões críticas (boas ou más) que envolvam os lugares, as gentes em geral ou em especial as entidades responsáveis pelo bom ou mau estado dos sítios que visito.
Todavia o caso desta Aldeia Histórica de Portugal, é uma excepção, porque fui até lá convencido que ia ver uma coisa interessante, mas... foi uma decepção - encontrei umas ruínas "muito arruinadas", envoltas pelo ambiente triste de um povoado quase deserto.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...