domingo, março 25, 2018

Domingo de Ramos


Matriz e Castelo (Alandroal)

Este domingo marca o início da Semana Santa; como tal, celebra-se a missa na Igreja Nossa Senhora da Conceição, aqui dentro do recinto amuralhado; mas eu não participo; em vez disso, celebro a minha liberdade, entrando e saindo livremente pelas diferentes portas da fortaleza, subindo e descendo as escadarias de acesso ao passadiço das muralhas e aos torreões do castelo.
Um excelente exercício físico, para abrir o apetite - não tarda muito está a sair a escudela com o belo do "ensopado de borrego" para a mesa do almoço.
Domingo de Ramos
Para além dos ramos de oliveira e palmeira que era comum, neste dia, enfeitarem algumas casas e ruas, havia uma antiga tradição da qual eu ainda me lembro - os afilhados ofereciam flores ou ramos aos seus padrinhos e madrinhas, os quais, por sua vez retribuíam o gesto no domingo seguinte (Páscoa) com o "folar", ou seja, a prenda da Páscoa.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...