terça-feira, julho 25, 2017

Cruzeiro Barroco

Rio Côa
(Almeida)

Simples cruzeiro de granito erguido sobre um barroco*, para lembrar uma grande batalha travada neste local a 25 de Julho de 1810, entre uma divisão de tropas anglo-lusas do general Crawford e a vanguarda francesa, do marechal Ney, comandante da 3ª Invasão Francesa.

(*) Barroco - um enorme bloco (pedregulho) disforme de granito, designação popular nesta região do planalto da beira interior.

2 comentários:

maria franco disse...

Primeiro julguei que barroco era um estilo.
Afinal na gíria popular é um pedregulho.
E a cruz já é bicentenária. Sempre a aprender.

O Bicho disse...

Também eu não sabia. Aprendi isso com as gentes de Almeida, durante as minhas estadias e passeatas pelas agrestes planuras da região.
Entretanto encontrei, na escrita do Pro. Galopim de Carvalho, a seguinte referência:

"Do pré-romano é o termo BARROCO que, entre nós, tanto significa pedra como barranco, o sulco que a água das chuvas escava no terreno, tornando-o irregular e pedregoso. Barroco, o estilo artístico, das artes plásticas, da música e da literatura, que desde os finais do século XVI até meados do século XVIII, se opôs ao classicismo da Renascença, radica na palavra portuguesa BARROCO, então usada no sentido de pedra."

A Fonte 716

Praça de Cervantes (Santiago de Compostela, Galícia) A coluna da fonte é encimada pelo busto de Miguel Cervantes de Saavedra, o autor d...