Igreja de Santa Maria do Castelo
(Castelo Mendo)
Quando fotografei este púlpito, no que sobra das ruínas do velho templo, fiquei por alguns momentos a pensar como seria um pregador, qual a sua atitude, o estilo e o tema do sermão que aqui teve lugar, logo após a construção (séc. XIII) já no declinar da Idade Média.
Terá sido, por certo, bem diferente o estilo das homilias durante o tempo de segurança máxima do reinado de D. Afonso III em comparação com os tempos do seu sucessor, D. Diniz, que se dedicou à consolidação, pacificação e desenvolvimento económico do território do reino.
E... etc., etc., por aí fora, vagueei no tempo e na história imaginando as ligações, as relações e as dificuldades entre, e dentro, das três classes em que se dividia a sociedade daquela época.
quarta-feira, julho 12, 2017
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Despertar Antigo
NO CONTROLO Fotografia de trabalho a marcador (edding) preto sobre papel cavalinho - 60 x 50 - perdido no tempo. Vizinha que estás à janel...
-
The night before Christmas Twas the night before Christmas, when all through the house Not a creature was stirring, not even a mouse. The st...
-
A fotografia de viagem, agora tem a vantagem, da gravação digital. Eis mais uma imagem, de chafariz monumental, em Óbidos - Portugal.
Sem comentários:
Enviar um comentário