terça-feira, novembro 02, 2010

a fonte 548


Sanfins do Douro

Por aqui se produzem os melhores vinhos do mundo resultado do apuramento das melhores castas que leva os bons apreciadores de vinho a reconhecer Sanfins do Douro como Capital dos Vinhos, de entre os quais o muito apreciado Moscatel - daí chamarem-lhe a Pérola do Moscatel.

Também aqui se encontra o Santuário de Nossa Senhora da Piedade, cuja localização lhe confere uma beleza natural e vista panorâmica, sem dúvida das mais impressionantes do Norte de Portugal.

Na Romaria de Nossa Senhora da Piedade, tem lugar uma tradição única em Portugal.
No primeiro dia de festa, após a missa campal no Santuário, ocorre o "LEILÃO DO ANDOR" ou Arrematação do Andor, no qual, dois grupos, o Grupo Velho e o Grupo Novo disputam entre si, (oferecendo verbas que já chegaram aos 30.000 Euros) a honra de transportar aos seus ombros nas procissões que se irão seguir, o andor (900 Kgs) daquela a quem os Sanfinenses chamam de MÃE - Nossa Senhora da Piedade.

Hino de Sanfins

Aos pés da Virgem da Piedade
Verdade que até parece,
Um anjo adormecido
Ou embebido em longa prece

Sanfins, ai, Vila formosa,
És uma rosa sempre a brilhar
Aos pés dessa mãe divina
Que na colina tem um altar

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...