domingo, março 29, 2009

a Poesia que faltava

POD AMPLIAR
1 - porque captei esta imagem de Primavera,
lembrei-me de uma poesia mais ou menos bucólica;
2 - porque hoje é Domingo, dia de ir à Missa,
lembrei-me da poesia de um Pároco;
3 - porque a "Maria dos Alcatruzes" escreveu de Amarante,
lembrei-me da poesia do Abade de Jazente:

A Manhã fresca está, sereno o vento,
O monte verde, o rio transparente,
O bosque ameno; e o prado florescente
Fragâncias exalando cento a cento.
..

(1º quadra de um soneto de Paulino Cabral)

1 comentário:

Maria disse...

Aqui vai o resto do soneto.

O Peixe, a Ave, o Bruto, o branco Armento,
Tudo se alegra; e até sair a gente
Dos rústicos casais se vê contente,
E discorrer com vário movimento.

Este cava, outro ceifa e aquele o gado
Traz no campo a pastar de posto em posto;
Outro pega na fouce, outro no arado.

Tudo alegre se mostra: e só disposto
Tem contra mim o indispensável fado,
Que em nada encontre alívio, em nada gosto

É lindo, não é Bicho?

Pouco conhecido, pouco lido, mas eu gosto, tu gostas e, alguns mais gostarão.
Beijo

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...