terça-feira, março 31, 2009

Os Meninos



Évora
Capital do Alto Alentejo, cidade património da humanidade.

Os "Meninos da Graça", são quatro curiosas figuras de Atlantes - estes dois (no lado esquerdo) e mais outros dois (no lado direito) que animam de maneira especial o frontão da Igreja da Graça.
Quanto ao aspecto, de meninos não têm nada.
E também não tem graça nenhuma, é o facto de este monumento nacional estar a "cair aos bocados", desde há anos, segundo percebi, desde que "entrou para a tropa", isto é, foi integrado juntamente com o Convento da Graça, no património militar.

2 comentários:

Maria disse...

Bicho:
Quando ouvires dizer, que um Monumento Nacional está a cair, lembra-te de Afonso Domingues, o arquitecto da Batalha. Já cego, passou três dias, debaixo do fecho da abóboda e disse: "A abóboda não caiu, a abóboda não cairá". Passaram séculos e ela ainda lá está. Da janela do Convento de Cristo dizem, que está em perigo de ruína. Nada fazem e... ela lá está. Os antigos sabiam fazer as coisas.
Teme, quando passares numa construção moderna. Aí sim, é um risco. Podes apanhar com ela em cima.
Beijo.

O Bicho disse...

Maria,
bela ideia - visitas ao Mosteiro de Alcobaça e da Batalha - como actividade para um dia cultural das férias da Páscoa, com o meu "miúdo". Ah, sim, está bem. "Pré-adolescente", está ele a corrigir.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...