segunda-feira, maio 25, 2015

A ver navios (1139)



Onde ou aonde?

Setúbal

No estuário do Rio Sado, um lugar por onde teriam entrado a navegar, os barcos transportando aguerridos cavaleiros Cruzados que teriam vindo dar uma "ajudinha" ao nosso primeiro Rei, D. Afonso, na sua campanha de conquista de território aos Mouros.

É uma teoria histórica, segundo a qual, a pequena armada de Cruzados oriundos do norte da Europa (França e Inglaterra) terá feito um desvio na sua viagem a caminho da Terra Santa para "treinar" um pouco em combate real pelejando contra os seguidores do Islão instalados na Península.
Ou por solidariedade ou para agradecer o fornecimento de mantimentos para a viagem - comida e bebida - que o bom povo de Portucale lhes proporcionou, os defensores da Cruz de Cristo subiram o Rio Sado até onde permitia o caudal de então, chegando assim por via fluvial, com armas e bagagens ao Alentejo interior, não muito distante das planícies (Castro Verde) onde terá decorrido a famosa Batalha de Ourique.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...