sábado, fevereiro 11, 2012

Amanhecer CCCVI



Disse-me um amigo:
"Outra vez em Marvão?
Mas que raio de mania,
Isso também já enjoa..."

Isto sou eu que digo:
"Ora bem, porque não?
Muito mais vezes viria,
Se mais perto de Lisboa."

A manhã já vai alta;
o sol brilha no céu azul, ali prós lados da fronteira;
mas as muralhas do castelo ainda estão encobertas pela neblina;
é o resto da névoa da madrugada que vem subindo a escarpa, desde lá de baixo da Portagem, à medida que o sol vai aquecendo as terras do vale do Sever.


Há quem chame "Ninho de Águias" a este local onde se ergue o castelo mais elevado do Alentejo - 850 m.
Também chamaram "Ninho da Águia" ao local da residencia de Hitler, numa montanha da Baviera - 1.850 m.
Há uma diferença de 1.000 metros (em altitude) entre Marvão (Portugal) e Berchtesgaden (Alemanha).

2 comentários:

Maria disse...

Bicho amigo:
O meu pai ficava fulo comigo, quando eu dizia que Marvão era mais bonito do que Óbidos. A verdade, é que não há comparação possível. Enquanto Óbidos é um castelo lindo, mimoso, Marvão é o grande castelo roqueiro, forte, defensivo.
Um, Óbidos, foi castelinho mimoso das Rainhas, o outro, Marvão era defesa da fronteira e ninho de contrabandistas.
Temos castelos tão belos, que é difícil, dizer qual é mais belo.
Gosto do da minha terra, agarrado ao Convento, gosto do de São Jorge, donde se vê Lisboa e o Tejo.
A casa do Hitler devia chamar-se: Ninho do Abutre.
Beijinho
Maria

O Bicho disse...

Perfeitamente de acordo.

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...