domingo, outubro 25, 2009

o Padre Eterno


[..]
E, arremessando a Bíblia, o velho abade
Murmurou:
"Há mais fé e há mais verdade,
Há mais Deus concerteza
Nos cardos secos dum rochedo nu
Que nessa Bíblia antiga… Ó Natureza,
A única Bíblia verdadeira és tu!..."

Como se pode ver (ler) na literatura em Português, não é nenhuma novidade questionar os Dogmas da Fé Católica como fez recentemente Saramago.
Nem sequer é um caso único, este outro de há já 100 anos, em tempos infinitamente menos liberais do que hoje, quando Guerra Junqueiro teve coragem de escrever "A Velhice do Padre Eterno".

3 comentários:

Maria disse...

Bicho:
Junqueiro era corajoso. Pelos vistos, conhe-lo bem. Esta estrofe do "Melro" é tão verdadeira, tão de acordo comigo.
Conheces o "Como se faz um monstro"? É do mesmo livro. Esse livro foi malquisto e malvisto, durante um século. Talvez agora, depois do Nobel, de quem diga-se de passagem, nem sequer sou admiradora, ter falado como falou, se lembrem do génio que foi Junqueiro.
Obrigada por o teres lembrado.
Beijinhos

O Bicho disse...

«Os dogmas são de bronze,
e a lã duma batina
Já vai pesando mais que
as armaduras d'aço.»
Maria,
até parecia mal se eu não conhecesse a obra do patrono do jardim da minha infância - O Jardim Guerra Junqueiro, mais conhecido pelo Jardim da EStrela.

Maria disse...

Bicho:
Porque é que não andaste num colégio chamado "Eça de Queiroz"?
Assim tinhas que ler "Os Maias".
Estou a brincar. Já sei que és alinea F. Pronto.
Beijinhos

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...