quinta-feira, junho 14, 2012

a fonte 618


Esta pode ser uma das 7 fontes da lenda:

«algures na Serra do Socorro, há sete fontes sagradas do tempo dos mouros, e quem as encontrar e visitar a todas numa noite de São João, irá desencantar uma bela e rica princesa moura que lhe oferecerá os seus tesouros.»

Quando faltam poucos dias para o S. João, aqui deixo a minha ajuda para quem(*) quiser encetar a busca das tais fontes.
Mais ou menos a meio da encosta oriental, encontra-se (bem visível, por sinal) esta bem aventurada fonte, que mata a sede aos romeiros que desde há séculos visitam o santo e histórico lugar onde se ergue, a 395 metros de altitude, a Ermida de Nossa Senhora do Socorro.
Eu mesmo, ainda hoje tenho bem presente a memória da minha primeira participação (já lá vão bem mais de cinquenta anos) nas grandes festividades que aqui acontecem no princípio de Agosto.

(*) neste tempo de grandes dificuldades financeiras, bem gostaria que uma lenda assim, deixasse de ser lenda e se concretizasse nalguma coisa, quanto mais não fosse, riqueza moral que bastante falta vem fazendo à sociedade actual.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...