segunda-feira, setembro 17, 2007

Medelim



Quando vi o nome da aldeia no letreiro da estrada, ali perto de Idanha-a-Nova, pensei que tinha lido mal. Até então, só tinha conhecimento da existência de Medellin, cidade da Colômbia, conhecida mundialmente como sede dos maiores carteis da droga.

Por isso, segui o caminho e fui lá ver, para tirar dúvidas. Então não é que existe mesmo uma terra chamada Medelim, na região de Castelo Branco?

E imaginem que, eu não conhecia!!! Mas agora, posso dizer que vale a pena lá ir e apreciar calmamente esse lugar que hoje é conhecido como a Aldeia dos Balcões.

Os Balcões (que só conhecia em Trás-os-Montes) são uma espécie de alpendres, ou varandas cobertas, onde se encontra a porta principal da casa, a que se acede por uma escadaria lateral construida sobre a entrada para a loja do gado, no piso térreo.

4 comentários:

Anónimo disse...

É a minha aldeia!
A Aldeia dos Balcões é a aldeia onde nasci e cresci!
É também conhecida pela aldeia das flores, pois são muito comuns as flores nas portas das casas.
É sem dúvida uma aldeia bonita, tranquila, de pessoas humildes, mas também uma aldeia cada vem mais deserta e envelhecida...
Quis a vida, que aos 17 anos saísse de Medelim e construísse a minha vida em Braga, mas não me esqueço nunca da minha aldeia, de onde guardo as melhores e as piores recordações, as da infância e adolescência.
O meu local preferido em Medelim é o Sr. do Calvário, um santuário que fico no ponto mais alto de Medelim, um espaço que convida à contemplação da paisagem e à meditação, um local cheio de paz.
Enfim, resolvi deizar aqui este comentário para te cumprimentar e por divulgares aqui esta aldeia, tantas vezes esquecida.
Cp,
Sílvia

O Bicho disse...

A próxima vez (e já faltou mais) que passar por Medelin vou, com toda a certeza, lembrar-me da Sílvia e visitar o Sr. do Calvário.

Maria João disse...

Bom dia
Foi com algum interesse que li a sua breve mensagem sobre a aldeia dos meus avós paterno. É verdade que à já alguns anos, não a visito, mas quando era pequena, todos os anos ia lá passar uma temporada. É defacto uma aldeia linda, pacata e com uma vista impressionante sobre o castelo de Monção.

Anónimo disse...

Maria João, o castelo é de Monsanto...V~e-se mesmo que já esqueceste a terra
cumps

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...