segunda-feira, dezembro 03, 2018

Pouco agradecidos


Palácio da Cultura e Ciência, Varsóvia

No princípio, chamava-se "Pałac Kultury i Nauki imienia Józefa Stalina", mas entretanto, Nikita Krutschov (o famoso sucessor de Estaline) mandou riscar na inscrição na pedra da fachada, o nome do ditador.
O maior edifício da Polónia (e um dos maiores da Europa) actualmente tem um centro de exposições, um cinema multiplex, quatro teatros, dois museus, uma grande piscina, um imenso auditório, sala de espectáculos e centro de congressos e ainda uma Universidade que ocupa dois ou três pisos.
Tem muitas lojas, restaurantes, livrarias, em diverso pisos e a maior atracção turística, no terraço do 32º andar uma vista panorâmica de 360º sobre a cidade.
Apesar de tudo isto, os habitantes da cidade nunca apreciaram grandemente esta "oferenda dos camaradas da URSS" e, pouco agradecidos, até baptizaram a coisa de "Seringa de Estaline", entre outras alcunhas...
Aos poucos o larguíssimo espaço livre em redor do "PKIN" começou a ser invadido por arranha-céus, talvez no intuito de apagar um pouco a predominância deste símbolo dos sovietes.

Sem comentários:

Poema Esquecido

Praia Grande, Sintra Ao captar esta imagem, criei uma poesia. Decerto, inebriado por um momento de solidão, em que me senti inserido na pai...