sábado, dezembro 06, 2008

Amanhecer CXLVII


Um belo dia cinzento de Outono/Inverno.
Tempo de recordar, mas o quê e para quê?
Uma maravilha, o pensamento humano, que me permite estar aqui a - olhar, ouvir, cheirar - gozar tão simplesmente, este momento, abstraindo-me de tudo o mais, da porcaria de mundo que nos rodeia.
Aos poucos, fomo-nos deixando aprisionar na teia imensa com que esta sociedade, que ajudamos a construir, nos procura envolver. Cercados por todos os lados, não há escape físico possível - a única fuga é a do pensamento:
«Pensando em algo de muito diferente da realidade(1), ou, desligando simplesmente o pensamento!»

(1)
"Realidade", o que é, ou, é o quê, a realidade? Não sabemos bem...

3 comentários:

Anónimo disse...

Bicho:
Realidade, neste momento, é tudo aquilo que, nós não gostamos.
Beijo
Maria

Anónimo disse...

"Uma maravilha, o pensamento humano, que me permite estar aqui a - olhar, ouvir, cheirar - gozar tão simplesmente, este momento, abstraindo-me de tudo o mais, da porcaria de mundo que nos rodeia."

Não será isso realidade?

"PENSO LOGO EXISTO"

Toda a gente pensa, mas nem sempre diz aquilo que pensa.

"Recentes estudos sobre o cérebro revelam que Descartes estava enganado. A identificação dos processos físicos e químicos ocorridos na imensa teia dos neurônios prova que a consciência - ou pelo menos boa parte dela - se produz no mundo da matéria.


As novas descobertas não significam, entretanto, que tenha sido desvendado o mistério da mente humana, da capacidade de sentir, de analisar e de reagir ao mundo. Ao contrário, as pesquisas mostram que o cérebro, tal qual os sistemas galácticos, encerra enigmas que desafiarão muitas das próximas gerações."

BV

Anónimo disse...

Bicho:
Volto a escrever-te, porque vi blogue da Carla, no dia 7e descobri que a realidade, não é igual para todos.
A realidade dela, neste momento, é muito má. Tudo lhe tem acontecido, agora até esta inundação cruel e inexplicável, que a deixou sem casa e de rastos.
Perante isto, o que são as nossas angústias e insatisfações?
Tenta dizer-lhe qualquer coisa. Ela tem os comentários actvos. Não consegui falar com ela, pelo telemóvel, nem tive resposta ao E-Mail, que lhe enviei. Estou completamente baralhada. Mal dormi e, pouco tempo que etive adormecida, só sonhei parvoíces.
Beijo
Maria

Despertar Antigo

  NO CONTROLO Fotografia de trabalho a marcador (edding) preto sobre papel cavalinho - 60 x 50 - perdido no tempo. Vizinha que estás à janel...